Líder Criativo
Leia artigo de Juan Carlos Becerra Ligos, publicado originalmente no site da ABCFARMA
Um dos problemas que ocorre frequentemente nas farmácias de pequeno e médio porte é falta de liderança. Em geral, as pessoas que estão nessa função não têm perfil e capacitação adequados. As empresas, por outro lado, não investem na formação e capacitação de quem ocupa a posição, que, na maioria das vezes, é exercida pelos próprios donos da farmácia. Em caso de sociedade, é frequente a divergência de objetivos e estratégias entre os sócios, tornando a empresa difícil de administrar. Os donos precisam entender, de uma vez por todas, o que significa liderança nos dias de hoje. E que, se não têm as pessoas certas, precisam contratar.
A liderança imposta não traz resultados. Tenho visitado muitas farmácias onde os colaboradores têm uma percepção negativa dos seus superiores. Além de falar mal deles para os clientes, não dão o melhor de si no trabalho, estão desmotivados e sem ânimo para servir. Ao contrário, o verdadeiro líder é uma pessoa agregadora, que tem a admiração de quase toda equipe. Na maioria das vezes, as pessoas mudam de emprego devido a divergências com a liderança. Portanto, ser líder deve ser uma conquista e não uma imposição.
Mas não basta nos dias de hoje ser um bom líder - é necessário ser um líder criativo.
Criatividade é a capacidade de gerar novidades, é um rearranjo de conhecimentos que estão dentro de cada um de nós e que acabam germinando ideias uteis para impulsionar o crescimento e solucionar problemas.
Conhecimento é a instrução, o saber, a informação que tem utilidade.
Portanto, a nossa criatividade está diretamente relacionada ao conhecimento: quanto mais conhecimento temos, mais combinações novas somos capazes de criar. Mas precisamos usar técnicas e desenvolver um ambiente que estimule a criatividade, reconhecendo e premiando as ideias criativas.
E não aceitar o que é uma verdade indiscutível, sem antes raciocinar sobre essa suposta verdade. Um raciocínio critico e nãoapenas baseado no bom senso comum, pois pode haver uma alternativa melhor. O líder criativo precisa desenvolver a capacidade de olhar a nossa farmácia com outros “olhos”, e ver coisas novas.
Mas, cuidado: invenção não é inovação. Invenção é uma ideia, com alto grau de novidade, mas não tem utilidade se não ganhar a adesão da sociedade. Já a inovação é também uma ideia criativa, com alto grau de novidade, mas que tem utilidade, pois é aceita pela sociedade e traz resultados econômicos para a farmácia.
O verdadeiro líder de hoje “não castiga, mas desperta a curiosidade e a acompanha; não impõe, mas seduz; não quer ser modelo nem exemplo, mas companheiro de jornada” (Lya Luft).
“As qualidades mais valorizadas para ser um bom líder serão o autoconhecimento, o reconhecimento das emoções e o equilíbrio”. (Abílio Diniz)
Perfil do líder criativo:
- É sempre proativo.
- Agrega ideias, trabalha em equipe não é um ditador.
- Reconhece e aproveita oportunidades, foca as oportunidades. Não fica simplesmente resolvendo problemas.
- Tem capacidade de diferenciar o que é tendência e o que é modismo passageiro.
- Concentra-se no que atende aos interesses dos clientes e da farmácia.
- Tem a mente aberta, para ouvir outras pessoas.
- Está sempre se atualizando, capacitando, ampliando seu conhecimento, estimulando novas ideias, a criatividade, a inovação. Motiva diariamente os colaboradores a trabalhar como um “time”.
- Está sempre atrás de feedbacks para melhorar a sua performance e dá retorno sobre o desempenho aos colaboradores. Diz o que pensa com palavras produtivas que esclarecem, em vez de germinar raiva ou confusão. Escuta com equilíbrio o que as outras pessoas pensam dele.
- Tem como principio ajudar as pessoas a ampliar o seu conhecimento, a “aprender e apreender” coisas novas que as dignificam como seres humanos e profissionais.
Portanto, precisamos investir em liderança, treinar, educar, capacitar e colocar as pessoas com DNA para essa função.
Pense nisso: sua empresa tem programas de educação e capacitação contínua que ampliam o conhecimento? Você tem em sua farmácia um verdadeiro líder agregador? Ou é um ditador? Você tem um ambiente que estimule a criatividade na sua farmácia?
Ou sua farmácia inova ou fecha!
Juan Carlos Becerra Ligos
Fonte: ABCFARMA