Multmais: os desafios da pandemia
Rede se antecipou no processo de migração para o trabalho a distância e colhe resultados positivos
Em tempos tão desafiadores, reinventar-se virou uma necessidade. Por conta da pandemia, a mudança para o modelo de trabalho na Multmais tem sido vivenciada desde o mês de março. Gerir equipes e processos a distância tem exigido dos gestores uma nova dinâmica, que tem se mostrado eficiente diante dos resultados obtidos. Tecnologia e empatia têm caminhado juntas para a manutenção da qualidade dos serviços prestados aos associados de toda Bahia e parceiros comerciais.
Apoio e produtividade
Inicialmente, a rede realizou um processo de estruturação para que os colaboradores pudessem trabalhar na modalidade home-office. O diretor comercial da Multmais, Jorge Peralva, destaca que houve uma rápida adaptação ao novo momento através de uma melhor gestão de tempo e reuniões virtuais com toda nossa equipe e parceiros (distribuição e laboratórios). “Utilizamos a tecnologia com uma eficiência ainda maior, proporcionando ações estratégicas com metas e objetivos claros, o que ocasionou um ganho substancial de produtividade”, ressaltou ele.
Foi realizado um protocolo de segurança através da Federação das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), que foi disponibilizado para as mais de 500 lojas que compõem a Multmais. “Passamos a fazer rodadas virtuais e intensificamos as compras centralizadas juntamente com Operações Logísiticas (OL´s) de diversos laboratórios. A rede também acelerou o uso de tecnologias, utilizando o nosso aplicativo do PEC para delivery com pagamento através de links e o processo para dispensação de medicamentos através da prescrição eletrônica. Continuamos acompanhando todos os indicadores das lojas e o nosso cronograma de capacitação através de webinars. Já é uma realidade para as farmácias o uso das novas tecnologias e canais digitais, assim como a utilização de serviços que têm transformado-as em prestadoras de um serviço essencial para a saúde pública”, concluiu Peralva.
O gerente comercial da Multmais, Antônio Carvalho, vincula o ganho de produtividade ao cuidado que a empresa tem com os colaboradores. “Diante de tantas incertezas, temos procurado entender as dificuldades que cada um deles enfrenta, pois além de estarem desempenhado suas funções em um local que não é o habitual, o suporte e a preocupação com a família se dão de forma mais efetiva. Encontrar o equilíbrio entre esses fatores e utilizar a tecnologia para manter uma boa comunicação tem sido a chave para alcançar esses resultados tão positivos”, destacou ele.
Foco nas pessoas
O compromisso com a manutenção dos empregos foi uma prioridade para a Multmais. O diretor administrativo e financeiro da rede, João Arthur Rêgo, destaca que todos os benefícios também foram mantidos desde o início do processo do trabalho home-office. “Asseguramos os postos de trabalho até mesmo das pessoas que tiveram férias nesse período, pois entendemos que elas são o nosso maior patrimônio. Uma das ações de destaque para o processo de adaptação a essa nova forma de trabalhar tem sido os encontros virtuais para reunir os setores para as reuniões regulares, além de momentos de happy-hour, normalmente realizado às sextas. Todos os colaboradores têm seu momento de falar como tem sido a rotina e trocar experiências”, afirmou João Arthur. O tradicional evento do Dia das Mães foi substituído por um vídeo colaborativo, exibido no encontro realizado no de 08 de maio e contou com o engajamento de toda equipe (ver abaixo).
A manutenção e o protocolo de acesso à sede foram alterados. “Apesar de não termos a mesma dinâmica no local, todos os ambientes têm sido higienizados regularmente para receber o time administrativo quando há alguma demanda específica no escritório. Estamos programando o acesso aos setores de maneira alternada, a fim de evitar ao máximo o contato entre as pessoas. Também disponibilizamos máscaras e, caso alguém esteja tendo dificuldade em encontrar álcool gel, estamos dando suporte na disponibilização desse produto. Todas essas ações reforçam o cuidado com as pessoas, algo marcante da nossa atuação que precisa ser consolidado cada vez mais no contexto atual”, acrescenta João Arthur.
Os desafios impostos com a pandemia aceleraram as estratégias de trabalho a distância para o setor de marketing. Reuniões de pauta, aprovação de materiais, discussões criativas e o atendimento aos nossos clientes internos e externos têm sido desenvolvidos com auxílio de diversas plataformas disponíveis, algumas delas já utilizadas antes mesmo da pandemia. “Para mim, o segredo agora é encarar tudo com mais leveza e se concentrar nas pessoas. O isolamento tem distanciado famílias e amigos, por isso o dia a dia do trabalho também precisa ter esse viés mais acolhedor e integrador, com oportunidades de compartilhamento da vivência, das dificuldades individuais e das alegrias. O apoio mútuo nestes dias difíceis tem um valor inestimável”, afirmou o gerente de marketing da rede, Paulo Devaniê Filho.
Adaptação do associativismo
Todas as ações desenvolvidas desde da pandemia visaram assegurar a qualidade da prestação dos serviços oferecidos pela rede, tendo a saúde e o bem-estar dos colaboradores como uma prioridade. “Agimos com celeridade para nos enquadrar nesse novo formato de trabalho a distância e tivemos como resposta muita maturidade e entrega da nossa equipe. Em um momento de tantas incertezas sobre o futuro, conseguimos aprimorar a comunicação através de diversas plataformas digitais e temos a tecnologia com uma grande aliada para estarmos cada vez mais próximos dos nossos associados”, explicou o presidente da Multmais, Cléber Magalhães.
Ainda segundo ele, é gratificante saber de que mesmo com todas as incertezas, a Multmais continua oferecendo capacitação, gestão de indicadores, suporte nas estratégias de vendas, compras centralizadas, entre outras ações que marcam a atuação da rede. “Estamos em um constante aprendizado, mantendo a nossa missão com muita dedicação e tirando importantes lições para o futuro. As práticas incorporadas nesse período já são uma realidade e contribuirão para fortalecer cada vez mais o associativismo”, concluiu.