O que esperar do novo ano?
Texto de Regina Blessa, presidente o Instituto de Estudos em Varejo
Neste novo ano, teremos um grande crescimento das grandes redes para quase todos os estados aumentando sua cobertura nacional priorizando o modelo de pequenas lojas de bairro para atender o novo público padrão CD brasileiro.
Vamos ter uma melhoria da prestação de serviço dentro das boas farmácias, e uma melhora substancial do padrão varejista nacional, porque as lojas que ainda não focam o consumidor estarão fechando e dando lugar as mais competitivas.
É nos tempos de crise que se cresce ou se tem uma desculpa para fechar.
É na penúria que ficamos mais criativos e menos cegos na nossa rotina.
Temos muito que aprender com as grandes redes nacionais, a controlar seus números e os números do mercado e a treinar muito bem seus colaboradores antes de abrir uma nova loja, seja onde for.
Tudo começa por aí, no melhor estilo “customer centric” que é priorizar o atendimento ao consumidor, e é claro, controlar o próprio crescimento fazendo a coisa certa para saber se está no caminho certo.
Para a maioria das lojas e redes, mesmo com a crise que parece não ter como não chegar, o consumidor vai continuar entrando pela porta adentro, ou por necessidade ou por fidelidade. Portanto temos é que nos preparar para atender cada vez melhor esse público brasileiro que tanto depende das farmácias.
Para não perder terreno e saber para onde estamos indo é importante conferir se estamos treinando bem e anualmente nossa equipe de colaboradores, se nossa gestão de estoques e giro está azeitada, se a gestão de sortimento por tipo de produto e classe terapêutica atende a nossa região, se nossas gôndolas estão otimizadas e com os produtos e categorias certos, se nossos planogramas são bem percebidos pela consumidora, se temos um bom site ou loja virtual, se comunicamos e promovemos bem, e se somos reconhecidos pela nossa clientela.
A maioria das lojas brasileiras está ainda muito aquém de uma grande rede, mas há sempre espaço para ser o melhor do bairro. Temos que nos esforçar para ser sempre o melhor para o nosso consumidor.
É importante querer aprender sempre, sem se acomodar.
Não tenha medo de aprender com as grandes redes nacionais, assim como elas não tem medo de aprender com o varejo internacional.
Tire um pouco os olhos do caixa e observe mais os seus consumidores. Repare no relacionamento deles com seus funcionários e se permanecem felizes enquanto compram e se voltam sempre. Isso é um bom indicador do que sua loja apresenta.
Precisamos melhorar o que dá para ser melhorado e aprender junto com os nossos funcionários.
Neste Ano Novo, em vez de só dar alguns dias de folga, converse com seus colaboradores e faça com que todos vistam a camisa da loja e se preparem para encarar este novo desafio.
Quando chefia e equipe de frente conversam, discutem, planejam e programam melhorias, todos recebem aquela vibração gostosa para encarar mais um ano de trabalho produtivo. Tente fazer da sua loja um ambiente de todos os colaboradores.
Faça com que todos se sintam um pouco donos da loja onde trabalham.
Quando a casa é um pouco nossa, temos prazer em vê-la progredir e crescer.
Feliz Loja Nova em 2015!
Regina Blessa - www.iev.net.br