A atuação da farmácia durante a pandemia
Confira as instruções fornecidas pela Febrafar para o cotidiano das lojas
Farmácias por todo Brasil continuam desempenhando as suas atividades durante a atual pandemia que vivemos. Para que esse funcionamento siga regras de proteção para funcionários e clientes algumas medidas precisam ser tomadas no cotidiano das lojas. A Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) publicou um conjunto de orientações para ajudar as farmacista e seus colaboradores nesse período.
Confira algumas delas:
1. Questionário Inicial de trabalho
É importante checar diariamente as condições de saúde dos colaboradores, estando sempre atentos a possíveis sintomas.
2. Procedimentos com colaboradores
- Quarentena de 14 dias para quem voltou de viagem do exterior.
- O colaborador deve informar se tem ou convive com algum portador de doença crônica.
- É preciso informar se houve contato com pessoa com suspeita de infecção por COVID-19.
- Quem tiver sintomas de gripe deverá permanecer em casa. Em caso de agravamento, procurar unidade de saúde.
3. EPI´s recomendados
- Máscara descartável quando tiver distância inferior a 1m do paciente.
- Higienização frequente das mãos.
- Luvas de procedimento.
4. Segurança no local de trabalho
- Realizar os atendimentos no menor tempo possível.
- Disponibilizar recipiente para que sejam colocadas as prescrições.
- Diminuir tempo de fila com triagem prévia das prescrições.
- Disponibilizar local externo para espera, caso seja possível.
- Distância entre pacientes: 2m para quem não usar máscara e 1m para quem utilizar.
5. Limpeza da farmácia
- Higienizar frequentemente as superfícies, como: piso, balcão da farmácia, materiais de informática, caneta, entre outros.
- Higienizar cadeiras/poltronas, corrimãos, maçanetas, apoios de braços, encostos, interruptores de luz e controles remotos.
- Esterilizar os instrumentos clínicos (termômetros, aparelho de pressão, etc) após cada atendimento.
- Manter cabelos presos e unhas cortadas.
- O ambiente deve ser ventilado sempre que possível.
6. Atenção aos Pacientes prioritários
- Idosos
- Pessoas com problemas respiratórios
- Transplantados
- Portadores de doenças autoimunes
- Gestantes, lactantes e com crianças de colo
- Pessoas com mobilidade reduzida
7. Ao receber mercadorias
- Evitar contato inferior a 1m com entregadores.
- Utilize luvas de procedimento.
- Limpe o local de trabalho após a entrega.
Todos nós temos um papel muito importante e a farmácia tem que ser um exemplo a ser seguido. Faça a sua parte!
Fonte: Febrafar